Revelando em 1ª mão as inflexões da pobreza - Clique no dado para ver a matéria
Veja o gráfico ampliado aqui
PESQUISAS APLICADAS DE IMPACTO
FGV tem 2 destaques entre as "Melhores pesquisas produzidas por um Think Tank", um deles é do FGV Social
Em 2021 a Universidade da Pensilvânia divulgou o Global Go To Think Tanks Index 2020. A Fundação Getulio Vargas subiu duas posições e agora é o 3ª melhor think tank do mundo e o 4º melhor na categoria “políticas sociais”.
Por conta da pandemia do Covid-19, não houve a lista com as melhores pesquisas de avaliação de políticas produzidas por um think tank. No ano anterior (2019), a FGV teve 2 destaques entre os melhores estudos mundiais, um deles foi a pesquisa “What Was the Impact of the Crisis on Poverty and Income Distribution?”, realizada pelo FGV Social. O estudo, de autoria do economista Marcelo Neri, revelou o aumento da pobreza e da desigualdade no Brasil nos últimos anos.
(Listagem alfabética "Best Policy Study-Report Produced by a Think Tank" a partir da página 194)
Mídia
Em 2021 o FGV Social teve 4.904 matérias jornalisticas veiculadas gerando mais de R$ 382 milhões em valor de mídia. Conquistamos o 3º lugar entre todas as unidades da FGV (em valor e quantidade), ranking em que se manteve constante em todos os meses do ano. Entre todos os pesquisadores da FGV, o diretor do FGV Social, Marcelo Neri, é também o 1º lugar no ranking de valor de mídia. Se olharmos para o valor per capita gerado (em R$), em média um funcionário do FGV Social produziu 46 vezes mais valor de mídia em relação a média de funcionários da FGV*, a maior entre todas as unidades da Instituição em produtividade.
Valor e quantidade por unidade em 2021
Fonte: Relatório de Imprensa realizado pela INFO4 (empresa especializada em clipping) e pela DICOM (Diretoria de Comunicação e Marketing da FGV) para medir o impacto da FGV na mídia . Cada unidade da FGV recebe diariamente as matérias e um relatório de mídia mensal com as informações de cada unidade por mês e o consolidado do ano.
* Calculado a partir do valor de mídia de cada unidade e do número (quantidade) de funcionários por Unidade (extraído do Relatório Mensal para Diretores).
Histórico de Impacto Internacional
Seminários e eventos recentes
Organização de evento internacional: O FGV Social coproduziu nos 2 últimos anos o evento Internacional sobre “Population, Poverty and Inequality” em parceria com o “International Union for The Scientific Study of Populacion – IUSSP”
Nos últimos 2 anos o FGV Social coproduziu o evento Internacional sobre “Population, Poverty and Inequality” através de parceria com o “International Union for The Scientific Study of Populacion – IUSSP”. O FGV Social faz parte do grupo criado desde o Institute of Social Research (ISR) na Universidade de Michigan, EUA onde foi realizado o primeiro encontro em 2019. O ISR é referência na geração de pesquisas domiciliares e da conexão com registros administrativos e é um dos líderes no desenvolvimento e aplicação de novos métodos de ciências sociais. O grupo de acadêmicos realiza a “International Research Conference on Population, Poverty and Inequality”. Em 2020 o evento ocorreu em Paris também com o FGV Social como um dos organizadores com mais de 650 textos submetidos e avaliados. Em 2021 o FGV Social participou do Congresso Internacional de População (IPC2021), que é a maior conferência científica internacional dedicada à população e demografia. O evento ocorreu de forma híbrida em Hyderabad - Índia.
Mais informações em https://cps.fgv.br/destaques/fgv-social-debate-pobreza-e-desigualdade-em-evento-internacional
FGV Social participa da Comissão Temporária da Covid-19 no Senado Federal e na Câmara dos Deputados em Brasiília
O FGV Social participou da Comissão Temporária da Covid-19 no Senado Federal. A Comissão reúne especialistas e promove debates sobre as necessidades da população, na pandemia e no pós-pandemia, nos sistemas de saúde e sob a ótica econômica e social.
Além do diretor do FGV Social, Marcelo Neri, foram convidados: Arionaldo Rosendo, subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Saúde; e o economista Ricardo Paes de Barros, do Insper.
Também foi palestrante na Câmara dos Deputados - Audiência Pública - Proposta de Emenda à Constituição 383-A que “Altera a Constituição Federal para garantir recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)".
Veja mais em https://cps.fgv.br/destaques/fgv-social-participa-no-senado-da-comissao-temporaria-da-covid-19
Veja outros destaques, incluindo anos anteriores, clicando aqui