FGV Social debate pobreza e desigualdade em evento internacional

10/12/2021

O FGV Social participou do Congresso Internacional de População (IPC2021), que é a maior conferência científica internacional dedicada à população e demografia. O congresso reúne pesquisadores, formuladores de políticas públicas e profissionais de várias áreas e de todo o mundo para apresentar e discutir as pesquisas mais recentes sobre uma ampla gama de questões populacionais contemporâneas. Vale destacar o alcance global e a grande diversidade dos participantes, com representes das Américas, Europa, África e Ásia.

O Congresso Internacional de População (IPC2021) seria realizado inteiramente em Hyderabad - Índia, mas por conta da pandemia do COVID-19, a IPC2021 se tornou uma conferência híbrida, com um pequeno número de sessões no local na Índia, enquanto a maioria das sessões aconteceu virtualmente.

O programa do congresso incluiu 207 sessões orais de 90 minutos e 23 sessões maiores com mais de 1.175 artigos científicos. O IPC2021 deu ênfase especial à COVID-19 e suas consequências e constituiu um fórum para a avaliação dos impactos da pandemia nas dimensões demográficas, de saúde e socioeconômica, cobrindo os 26 temas do Congresso.

Durante o congresso, o diretor do FGV Social, Marcelo Neri, participou do “IUSSP Panel Round Table: Is Rising Inequality Acceptable If It Coincides with Poverty Reduction?” com Anda David (Agence Française de Développement – AFD); Murray Leibbrandt (University of Cape Town); Kanika Mahajan (Ashoka University); Nkechi Owoo (University of Ghana); tendo como presidente da mesa Jocelyn E. Finlay (Harvard University).

O painel debateu o sucesso que muitos países de baixa renda e de renda média tiveram na redução da pobreza nos últimos anos frequentemente coincidindo com o aumento da desigualdade de renda. A sessão trouxe perspectivas sobre se o aumento da desigualdade é aceitável quando coincide com a redução da pobreza. Os palestrantes discutiram as tendências de pobreza e desigualdade e suas interações em diferentes países e regiões, equilibrando a perspectiva da América Latina, Sul da Ásia e África Subsaariana com o mesmo “trade-off” experimentado nos Estados Unidos e em alguns países europeus. O painel trouxe ainda temas transversais para explorar a desigualdade em face da redução da pobreza através das lentes de gênero, demografia, o papel da política em exacerbar ou mitigar o aumento da desigualdade e, claro, o atual impacto da pandemia do COVID-19. Até que ponto as respostas do governo à pandemia ajudaram a compensar o impacto das interrupções econômicas nas partes mais pobres da população em determinados países e se a pandemia alterou as interações de longo prazo entre crescimento econômico, redução da pobreza e desigualdade daqui para frente.

Nos últimos 2 anos o FGV Social coproduziu o evento Internacional sobre “Population, Poverty and Inequality” através de parceria com o “International Union for The Scientific Study of Populacion – IUSSP”. O FGV Social faz parte do grupo criado desde o Institute of Social Research (ISR) na Universidade de Michigan, EUA onde foi realizado o primeiro encontro em 2019. O ISR é referência na geração de pesquisas domiciliares e da conexão com registros administrativos e é um dos líderes no desenvolvimento e aplicação de novos métodos de ciências sociais. O grupo de acadêmicos realiza a “International Research Conference on Population, Poverty and Inequality”. Em 2020 o evento ocorreu em Paris também com o FGV Social como um dos organizadores com mais de 650 textos submetidos e avaliados.

Assista ao painel IUSSP deste ano (2021): “O aumento da desigualdade é aceitável se coincidir com a redução da pobreza?” – https://youtu.be/mXSl-fxBT90

Confira também os anos anteriores:

2020 - 2º IUSSP Population, Poverty and Inequality: Assista a apresentação do artigo "What are the main drivers of Brazilian income distribution changes in the new millennium?” em https://cps.fgv.br/videos/2o-iussp-population-poverty-and-inequality-2020-what-are-main-drivers-brazilian-income

2019 - 1º IUSSP Population, Poverty and Inequality: Assista ao vídeo da plenária sobre Pesquisa e Políticas Públicas - Marcelo Neri (FGV Social) fala de experiência como gestor de políticas - https://cps.fgv.br/IUSSP