O Paradoxo da Evasão Escolar sob a Ótica das Percepções e Motivações dos Sem Escola - Neri, Marcelo Cortes

Julho/2019

Sobre o paper:

Buscamos aqui entender as motivações relatadas diretamente pelas pessoas para não estarem na escola. Os suplementos de educação da PNAD permitem enxergar as motivações daqueles que estão fora da escola até os 17 anos de idade, e assim podem aprimorar o foco e o desenho das políticas a partir das necessidades e percepções de quem toma a decisão de ir ou não à escola. Buscamos municiar gestores sobre as percepções e motivações do cidadão comum acerca de fatores subjetivos e objetivos de atratividade da escola, em particular na faixa etária dos 15 aos 17 anos de idade.

Este paper foi publicado em:

Livro
NERI, M. C. O Paradoxo da Evasão e as Motivações dos Sem-escola. In: Fernando Veloso; Samuel Pessoa; Ricardo Henriques; Fábio Giambiagi (Orgs.). (Org.). Educação Básica no Brasil: Construindo o País do Futuro. 1ed.Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2009, v. 1, p. 25-50.

Site:
NERI, Marcelo C. O Paradoxo da Evasão Escolar sob a Ótica das Percepções e Motivações dos Sem Escola. Rio de Janeiro. 2019. FGV Social. Disponível em: <https://cps.fgv.br/o-paradoxo-da-evasao-escolar-sob-otica-das-percepcoes-e-motivacoes-dos-sem-escola