Atlas das Juventudes - Realização: Em Movimento, Pacto das Juventudes pelos ODS, FGV Social...

Novembro, 2022

Sobre o livro: 

O Atlas das juventudes tem como missão produzir, sistematizar e disseminar dados sobre as diversidades, potências e desafios das juventudes para que sejam feitos os investimentos adequados para ativar o potencial desta geração e consequentemente, permitir o seu pleno desenvolvimento, construindo caminhos para um futuro mais inclusivo e próspero para todas as pessoas.

Para a publicação liderada pelas organizações Pacto das Juventude pelos ODS e Em Movimento foi desenvolvida uma ampla pesquisa nacional em três etapas com o apoio de parceiros técnicos. A primeira etapa foi realizada com a FGV Social, coordenada pela Professor Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas  que desenvolveu a pesquisa quantitativa do Atlas das Juventudes. A etapa avaliou quanto e como mudaram as condições de vida, de educação e de trabalho e as percepções das juventudes, além de uma extensa análise populacional. Com isso, há dados relevantes  sobre as juventudes, com cruzamentos possíveis na base de dados aberta e gratuita. 

O FGV Social trabalhou no processamento, atualização e sistematização das principais bases de dados do país. Construímos panoramas, simuladores, mapas e diversas projeções populacionais para o fortalecimento de ações de promoção das juventudes, empreendidas pelos vários níveis de Estado, pelo setor privado e pela sociedade civil.

Realizado pelas redes de organizações Em Movimento e Pacto das Juventudes pelos ODS, o Atlas das Juventudes foi realizado com o apoio do Instituto Sicoob, Instituto Arapyaú, Fundação Itaú Educação e Trabalho, Legado para a Juventude Brasileira, Fundação Arymax, Fundação Roberto Marinho, C de Cultura, Eureca e GOYN. Em parceria com AIESEC, Ashoka, Brasil Junior, British Council, CONJUVE, Conaje, Engajamundo, Escoteiros do Brasil, Fundação Arymax, Fundação FEAC, GIFE, Grupo +Unidos, Historiorama, Impact HUB São Paulo, Instituto Arapyaú, Instituto Elos, Instituto Update, Movimento Choice, Parque Social, Presentizmo, Rede Globo, TETO Brasil,  Unesco Brasil e finalmente o FGV Social que atuou no apoio institucional  ao projeto e também na autoria técnica do livro. 

 

> Veja o livro "Atlas das Juventudes"

> Conheça também as pesquisas do FGV Social sobre o tema

> Veja todo projeto a começar pela contribuição do FGV Social  "Projeto Atlas das Juventudes"