The Economist - Marcelo Neri contribui para caderno especial sobre o Estado, falando do Bolsa Família

01/03/2011

Marcelo Neri contribuiu para última edição da revista The Economist, em um caderno especial de 19 páginas sobre o “futuro do Estado”, escrito por John Micklethwait, editor geral da revista, com quem se reuniu no Brasil.  A seção com o título “Favelous”aborda a eficácia do programa Bolsa Família, afirmando logo em seu subtítulo que “às vezes as melhores idéias para o governo são as mais simples”. Na reportagem Neri atribui ao programa a queda da desigualdade em 17% no Brasil desde 2001, explicando que outros tipos de benefícios têm um efeito similar, mas com um custo 400% mais alto, e que o programa deveria ser estendido a fim de estimular o aumento das notas, dos alunos pobres da rede pública. Além disso, o Bolsa Família possui uma espécie de ação afirmativa implícita, pois uma parcela dos benefícios que vai para negros e pardos é ainda maior que a contribuição destes grupos na pobreza brasileira.

Confira aqui o caderno especial “Taming the Leviathan” na íntegra e a seção Favelous -  página 9.

Notas sobre o Bolsa Família:
-Nota Bolsa Família 2.0
-Nota: Alvorada, um projeto acima de qualquer governo
-Artigo Income policies, income distribution and the distribution of opportunities in Brazil
-Artigo Linkages Between Pro-Poor Growth, Social Programs and Labor Market: The Recent Brazilian Experience

A pedido da prefeitura do município do Rio de Janeiro, o Centro de Políticas Sociais (CPS) desenhou a estrutura do programa Cartão Família Carioca, que propõe uma nova concepção e uma série de inovações no sistema de pagamentos e condicionalidades, sendo apelidado de Bolsa-Família 2.0, o programa carioca incorpora prêmios por melhora nas notas escolares.

-Artigo Cartão Família Carioca: o Bolsa Família 2.0
-Matéria na The Economist: Brazil's Bolsa Familia

Veja aqui outros impactos do CPS na mídia internacional