O Início, o Fim e o Meio Digital: Cobertura, Capacidades e Convergência

Julho/2012

Sobre a pesquisa: 

 Este estudo acompanha a difusão de diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sociedade, tal como enxergadas pelas bases de dados disponíveis a começar pelo Censo 2000 até hoje. Mapeamos o uso das TICs em bases geograficamente desagregadas, tais como estados, municípios e dimensões inframunicipais, tirando partido dos microdados do Censo 2010, recém-disponibilizados. Ainda no campo espacial difundimos em primeira mão dados digitais de 2011 de mais de 150 países. Esta safra combinada de dados nos permite fazer um zoom do globo terrestre ao seu bairro de moradia sobre o uso das tecnologias que revolucionaram o nosso dia a dia.

Além disso, medimos os fins que as pessoas buscam na inclusão digital tais como educação, lazer, governo e comércio eletrônicos entre outros. Auferimos preferências subjetivas declaradas sobre os objetivos de uso da internet através de perguntas diretas aos usuários. Captamos também preferências reveladas da população através de pesquisas de orçamentos familiares sobre os gastos em serviços e infraestrutura de informática e de telefonia. A nossa estratégia é estudar os meios privados gastos para atingir finalidades desejadas.

 

Propomos e calculamos indicador sintético integrado de Telefonia, Internet e Celular, o ITIC, aplicado a 150 países, 5550 municípios brasileiros, estados, suas capitais e seus distritos e bairros. Abordamos suas limitações e possibilidades de melhoras dentro das restrições de informações existentes. Discutimos a utilização de índices de inclusão digital no âmbito das metas de conectividade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

Mídia

Vídeos