Os prêmios da educação profissional - Neri, Marcelo Cortes

Abril/2011

Sobre o paper:

RESUMO

A presente pesquisa estuda como o mercado de trabalho tem remunerado diferentes escolhas educacionais. Concretamente falamos de responder diretamente questões tais como:  O que os diferentes cursos de educação profissional proporcionam de fato ao estudante em termos de ganhos salariais? E na empregabilidade? Que curso garante maior qualidade do posto de trabalho conquistado? Qual o impacto do curso tecnólogo vis a vis o técnico de nível médio? E nos cursos básicos de qualificação profissional, o que alavanca mais é o de informática ou o de gestão?, por exemplo. Em que é melhor investir, na educação profissional, na educação formal ou uma combinação das duas alternativas? O que dá mais retorno, cursos diurnos ou noturnos? Presenciais ou a distância? Ou ainda, privados, públicos ou do sistema S? Há efeito-diploma profissional? Quem termina os cursos tem ganhos adicionais?

Este paper foi publicado em:

Livro
NERI, Marcelo C. Os prêmios da educação profissional e a competitividade. In: Regis Bonelli. (Org.). A agenda de competitividade do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, v. 1, p. 103-447.

Site
NERI, Marcelo C.Os prêmios da educação profissional. 2011. FGV Social. Disponível em: <https://cps.fgv.br/os-premios-da-educacao-profissional>