Mobilidade Ocupacional e Raça: Origens, Destinos e Riscos dos Afro-Brasileiros - Carvalho, Alexandre Pinto de, Neri, Marcelo Cortes

Julho/2000

Sobre o paper: 

Este artigo analisa a mobilidade ocupacional dos afro-brasileiros vis a vis àquela observada no restante da sociedade brasileira. Em particular, o trabalho examina até que ponto os empregados negros tendem a se tornar futuros empregadores ou futuros desempregados. Dito de outra maneira, a pergunta é se a tendência relativa deste grupo racial é prosperar, reduzindo as disparidades raciais observadas; ou regredir, ampliando-as.

O trabalho está organizado nesta introdução, numa conclusão e mais quatro seções centrais, a saber: na segunda seção empreendemos uma análise de correspondência com vistas a agregar as categorias raciais e ocupacionais. Na terceira seção quantificamos as origens e destinos ocupacionais através de matrizes de probabilidades de transição dos dois grupos raciais em questão. Na quarta seção analisamos o papel do quesito raça na explicação destas transições uma vez controlado pelos principais atributos sócio-econômicos 3 e de inserção produtiva. As principais conclusões do trabalho são resumidas na última seção que pode ser utilizada como um sumário executivo.