Empresas petrolíferas e a fronteira mundial em ciência e tecnologia - Organização: Fernanda De Negri, João Alberto De Negri e Marcelo Neri

Janeiro, 2023

Sobre o livro:

Este livro tem o objetivo de analisar as estratégias de pesquisa e desenvolvimento da Petrobras e como elas se relacionam com a fronteira mundial da ciência e tecnologia. Organizamos uma base de dados inédita sobre os registros de patentes e artigos científicos fomentados na cadeia de produção. A partir da caracterização das mais de 130 mil patentes depositadas pelas dez maiores empesas petroleiras nos últimos 20 anos, buscou-se direções sobre quais tecnologias estão efetivamente sendo produzidas por essas empresas e de como tem se movido a fronteira de conhecimentos nesse setor.

Análise de cluster com base em métodos de processamento de linguagem natural não sugere mudança nas estratégias tecnológicas das grandes empresas em direção à novas fontes de energia ou a tecnologias mais sustentáveis. Isso é corroborado pela estagnação das chamadas “patentes verdes”. Por outro lado, o uso de inteligência artificial, tem crescido de forma sustentada nos últimos anos, especialmente na área sísmica.

A análise das redes de pesquisadores fomentados pelas maiores petroleiras do mundo sugerem artigos com mais novidades científicas tendem a ser mais citados independentes da idade de publicação. Há liderança dos pesquisadores de origem chinesa. O perfil da produção científica brasileira é ainda muito heterogêneo. O crescimento em quantidade de artigos científicos publicados não foi acompanhado pela qualidade das publicações. Os resultados mostram um impacto positivo relevante da Petrobras sobre a produção científica no Brasil. O estudo dos fornecedores mostra que as empresas brasileiras do setor de petróleo e gás tem capacitação tecnológica a nível internacional em tecnologias de exploração. Entretanto, pesquisa de campo nossa com pesquisadores vinculados aos projetos da Petrobras, mostrou crescente obsolescência dos equipamentos nos últimos 5 anos,

A análise DEA da gestão projetos de pesquisa e desenvolvimento da Petrobras revelam características únicas que os diferenciam de outros tipos de investimentos. A relevância das empresas spin-offs é buscada através de empresas startups pela Petrobras mas se revela ainda limitada assim como os chamados parques tecnológicos.

Para acessar o Ebook do livro CLIQUE AQUI