Fontes da Rigidez das Práticas de Pagamento -

Maio/1996

Sobre o paper:

O artigo estuda a determinação conjunta das práticas de pagamento entre firmas e empregados (i. e. frequências de pagamento de salários e datas de pagamento de salários) durante a alta inflação. O arcabouço proposto no artigo incorpora as seguintes fontes de rigidez das práticas de pagamento: a) interação entre decisões ótimas acerca dos períodos de pagamento e o portfólio das decisões entre firmas e empregados; b) a ocorrência de ineficiências de Pareto no processo de barganha entre firmas e empregados por conta de regulações salariais; c) a imposição de pisos nominais para salários que são invariantes para a data de pagamento escolhida; d) restrições inteiras na frequência de pagamentos. A parte empírica do artigo avalia a relevância dessas fontes de rigidez das práticas de pagamento usando microdados brasileiros.