Novos artigos e entrevistas sobre educação

01/04/2011

Marcelo Côrtes Neri é um membro ativo do Grupo Técnico da iniciativa Todos Pela Educação, da sociedade civil brasileira. Ele também avaliou recentemente as metas do Educação Para Todos (Dakar Education Goals para a UNESCO) no País, juntamente com Gabriel Buchmann. Sua proposta de um mecanismo de crédito social vinculado às Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU  recebeu um prêmio da Global Network Meeting, em Dakar, Senegal, em 2005. Trabalha ativamente na proposta, avaliação e debates sobre políticas públicas, tendo participado ativamente no debate que precedeu a adoção de Metas Federais de Educação (Ideb) e também sobre a necessidade de olhar para a demanda na definição das políticas públicas em geral, e da educação, em em particular. Participou na criação do desenho do projeto Cartão Família Carioca, lançado no Rio de Janeiro: um programa de transferencia de renda condicionada construída sobre o Bolsa Família, com estrutura de metas de educação especial para alunos pobres da cidade. Está atualmente trabalhando na avaliação do programa e ajudando a criar outro programa em moldes similares para o Estado do Rio.

Confira aqui a entrevista de Marcelo Neri sobre educação à revista Profissão Mestre.

Veja aqui o artigo “Equidade e Eficiências Educacionais”, de Marcelo Neri, publicado na revista Aymará Cidades.

Links para atividades relacionadas a Educação:

Seminários internacionais organizados pelo CPS

Exemplos de papers acadêmicos sobre educação:

Income Policies, Income Distribution, and the Distribution of Opportunities in Brazil 2008 no livro Brazil as an Economic Superpower? Understanding Brazil’s changing role in the global economy.  Lael Brainard e Leonardo Martinez-Diaz (eds.), Brookings Institute - Capítulo  “que discute os aspectos educacionais do Bolsa Família, seus impactos na evasão escolar e faltas dos estudantes além de perspectivas para melhorias futuras”.

Pro Poor Growth in Brazil in World Development com Nanak Kakwani and Hyun Soon, 2010

From Dakar to Brasília: monitoring UNESCO’s education goals resume in  Prospects. Marcelo Neri e Gabriel Buchmann, 2008

Pesquisas realizadas pelo CPS sobre desenvolvimento humano e educação