Marcelo Neri participa de seminário sobre instrumentos financeiros para a baixa renda

09/11/2021

Marcelo Neri integrou o webinário do relatório “Aumentando a resiliência dos trabalhadores de baixa renda no Brasil – Instrumentos Financeiros e Inovações”, estudo publicado pelo Banco Mundial em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O relatório teve como objetivo informar como seria o desenho de um produto financeiro e de ações complementares de políticas públicas que fortaleceriam a resiliência das famílias a choques de renda em particular desenhados para as famílias no Bolsa Família e no Cadastro Único que trabalhem na economia informal.

Para Neri, “o tema do relatório é social e econômico, simultaneamente.  Sendo um verdadeiro processo ganha-ganha, pois permite às pessoas suavizarem seus padrões de vida ao longo do tempo/estados da natureza sem custos fiscais expressivos. Para além da alta desigualdade, a alta instabilidade também é uma marca brasileira distinta”.

Neri aponta que “a inclusão financeira não é um serviço de luxo, pelo contrário. A baixa poupança, tal como a desigualdade, também é um problema brasileiro central. Mais do que isso, argumenta se o Brasil se aprimorar em diversas dimensões desafiadoras, a poupança vai cair. Para sair desta armadilha de baixa poupança familiar precisamos de sucessivas reformas, como a reforma da previdência e de mais poupança para os pobres, que é o objeto desta discussão. Não tanto pelo efeito sobre a poupança agregada, mas pelo ganho de bem-estar individual e social associados”.

“O brasileiro poupa pouco para o ciclo da sua vida, mas tem um comportamento precaucional. Tanto a renda individual quanto a renda familiar impactam na decisão da aquisição de instrumentos financeiros, não só a poupança, mas também seguros e crédito. É um espaço difícil de planejar. Neste sentido, é difícil para uma instituição pública tentar enxergar todas essas possibilidades, então acho que essa interface com o setor privado que está bem representada com os debatedores deste evento é uma agenda portadora de futuro”, disse Neri.

Para Tiago Falcão (Banco Mundial) “a ideia é que seja um instrumento com as características da poupança, com depósitos automáticos e alguma restrição a saques (...). O sistema deve ser acoplado a propostas de educação financeira”. O economista do Banco Mundial defendeu ainda a necessidade de ações permanentes que reduzam a vulnerabilidade e aumentem a resiliência das pessoas de baixa renda: “As famílias que estão na franja do programa - ou seja, aquelas que ou estão prestes a deixá-lo ou correm o risco de precisar acessá-lo [devido a eventuais dificuldades financeiras], sejam consideradas prioritárias (...). Há que se pensar em novos instrumentos de educação financeira desde a primeira infância. Daí a ideia de um pacote mais amplo de inclusão financeira, junto com ações de formalização de empreendedores e treinamento. Utilizar os instrumentos já existentes para reduzir os custos do crédito e associar à assistência social os microsseguros, especialmente aqueles relacionados a eventos catastróficos, ampliando sua oferta para estes públicos”

O diretor do FGV Social, Marcelo Neri, foi um dos debatedores do encontro que teve a abertura realizada pelo Ministro da Cidadania - João Roma, pela Diretora Regional da AFD no Brasil - Laetitia Dufay e pela Diretora do Banco Mundial - Paloma Anos Casero. O estudo foi apresentado pelo Economista Sênior em Proteção Social e Emprego no Brasil - Matteo Morgandi e pelo Especialista Sênior em Proteção Social e Emprego no Brasil - Tiago Falcão, ambos do Banco Mundial. Integrou a discussão com o diretor do FGV Social, o Secretário Executivo do Ministério da Cidadania - Luiz Antônio Galvão.

Confira a fala do diretor do FGV Social – Marcelo Neri (12 min): https://cps.fgv.br/videos/marcelo-neri-aumentando-resiliencia-dos-trabalhadores-de-baixa-renda-no-brasil-instrumentos 

Veja também o evento (2 horas): https://cps.fgv.br/videos/integra-2-horas-aumentando-resiliencia-dos-trabalhadores-de-baixa-renda-no-brasil  
Relatório na íntegra:https://www.cps.fgv.br/cps/bd/docs/Enhancing-Resilience-of-Low-Income-Workers-in-Brazil-Financial-Instruments-and-Innovations.pdf
Slides do evento: https://www.cps.fgv.br/cps/bd/docs/Slides-Aumentando-a-resiliencia-dos-trabalhadores-de-baixa-renda-no-Brasil.pdf