FGV Social participa de Iniciativa Global e fala sobre a realidade brasileira na mídia internacional

25/02/2021

O FGV Social participou da “Global Action Initiative 2020” promovido pela Rede de TV Internacional CGTN. A “Iniciativa de Ação Global” tem como objetivo debater soluções para o alivio da pobreza em todo o mundo, apresentando resultados e exemplos sustentáveis que podem ser replicados em pequenas comunidades e também globalmente.

A iniciativa da CGNT destacou o agravamento da pobreza por conta da pandemia do covid-19. O diretor do FGV Social, Marcelo Neri, participou no 2º dia do evento que teve como tema “soluções e sustentabilidade”. Durante a pandemia a pobreza e a desigualdade aumentaram, milhões perderam seus empregos, renda, casa e saúde: “Como essa tendência pode ser revertida? Quais são as soluções? A tecnologia é a resposta?”; foram algumas das questões analisadas durante o programa que examinou ideias para tirar as pessoas da extrema pobreza. Veja o debate “What can governments do to end poverty?” e confira a íntegra do programa.  Além da participação na inciativa global, o FGV Social também esteve presente na reportagem da CGTN “End of year brings end to coronavirus relief payments in Brazil”.

A Aljazeera realizou a reportagem “Rio’s hidden trail reveals breathtaking views and economic hope” que destacou o turismo das trilhas do Morro da Babilônia, no Rio, como gerador de emprego e renda para os moradores do local. O diretor do FGV Social, Marcelo Neri, foi ouvido pela matéria e mostrou que 16 milhões de pessoas voltaram a pobreza com o fim do auxílio emergencial em janeiro deste ano. Neri também falou sobre o peso fiscal do auxílio: “Em nove meses, o governo gastou o mesmo valor de nove anos do Programa Bolsa Família”.

A realidade brasileira na pandemia também chamou a atenção dos jornais franceses Le Monde e Le Figaro. O FGV Social foi citado na reportagem “Pour le président Jair Bolsonaro, ‘le Brésil est en faillite, je ne peux rien faire’ ”(Para o presidente Jair Bolsonaro, "o Brasil está falido, não posso fazer nada") sobre o fim do auxílio.

No final de dezembro, o FGV Social também foi citado em reportagem da revista “The Economist”. A matéria “Awaiting their fate” traçou um retrato do Brasil e suas ações sociais e econômicas durante a pandemia; além das perspectivas para 2021. A reportagem mostrou como o auxílio emergencial foi fundamental durante a pandemia. Dados do FGV Social revelaram que o auxílio tirou 15 milhões da pobreza e já mostravam que em janeiro/2021 essas pessoas voltariam a condição de miséria com o fim do auxílio. Segundo o diretor do FGV Social, o auxilio foi anestésico: “Foi uma anestesia aplicada para aliviar os efeitos da pandemia. Mas como toda anestesia, tem efeito temporário”. Para Neri, “o Brasil precisa de um programa consciente de combate à pobreza, bem focalizado e implementado; uma espécie de Bolsa Família 2.0”.  Veja em https://www.cps.fgv.br/cps/bd/clippings/TheEconomist-Dez2020-FGV_Social.pdf