Diretor do FGV Social mostra o impacto do Covid na educação

24/08/2022

O diretor do FGV Social, Marcelo Neri, foi palestrante no painel “O Impacto da Covid-19 na Educação” durante o “Simpósio de Pesquisa Aplicada da FGV 2022”. O evento, que ocorreu este ano em São Paulo, buscou favorecer o fortalecimento da estruturação de redes de pesquisadores nacionais e internacionais; tendo como objetivo promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa multidisciplinares com impacto real no avanço socioeconômico nacional, em consonância com a missão da FGV.

O painel também contou com a participação do Guilherme Lichand da Universidade de Zurique, Jaana Nogueira do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE), Claudia Costin do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV CEIPE) e teve moderação do Fernando Abrucio da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).

Durante o painel, Neri apresentou dados das pesquisas desenvolvidas pelo FGV Social: “Retorno para Escola, Jornada e Pandemia” e “Percepções da População de Políticas Públicas Portadoras de Futuro na Pandemia”. A primeira pesquisa teve como ponto de partida a aferição dos movimentos de saída e de volta à escola durante o período de pandemia, mostrando que houve aumento da taxa de evasão escolar na faixa de 5 a 9 anos (voltando aos níveis de 14 anos antes da pandemia). O estudo também criou um indicador síntese que marcou como um relógio as horas dedicadas por cada estudante potencial ao aprendizado presencial ou à distância. Já a segunda pesquisa apresentada no evento lançou mão de dados internacionais do Gallup World Poll para aferir o impacto relativo da pandemia sobre a percepção da população em relação a uma miríade de temas ligados a políticas públicas determinantes de perspectivas futuras tais como saúde, educação e meio ambiente. Na educação, a parcela de pessoas satisfeitas com o sistema educacional caiu, principalmente entre os mais pobres (ocorrendo o oposto em escala global).

Confira a apresentação do diretor do FGV Social (15 minutos)