Marcelo Neri, diretor do FGV Social, recebeu homenagem durante o evento de comemoração dos programas Crediamigo e Agroamigo. O evento, em Fortaleza, na sede do Banco do Nordeste, teve a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara, e de outras autoridades e agraciados.
Neri publicou diversos estudos, papers e artigos publicados analisando o impacto do microcrédito produtivo entre eles, a avaliação de 11 projetos nas três Américas intitulada: “Os Diários do Microcrédito” publicou o livro “Microcrédito: o Mistério Nordestino e o Grameen Brasileiro” pela Editora da Fundação Getulio Vargas
A cerimônia celebrou os resultados alcançados pelo Crediamigo (o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul) em seus 25 anos de existência nas áreas urbanas e dos 18 anos do Agroamigo (programa de microcrédito produtivo rural). Lançado em 1998, o Crediamigo já realizou 55,6 milhões de operações que representam um total de R$113,2 bilhões em recursos liberados. Já o programa de microcrédito rural Agroamigo, superou a marca de R$30 bilhões contratados em seus 18 anos de existência, sendo 48% deste valor destinado a mulheres. De 2005 até hoje, já foram realizadas mais de 7,2 milhões de operações que beneficiaram a agricultura familiar.
Durante o evento, Lula afirmou que os bancos não podem ter medo de emprestar para as pessoas mais pobres: “É preciso convencer a maioria dos economistas desse país de que é possível. Quando digo que a melhor coisa que a gente fez nesse país foi colocar o pobre no orçamento, a melhor coisa que a gente fez nesse país foi dar vez e voz a quem não tinha nem vez e nem voz”, disse.
Marcelo Neri entregando o livro “Microcrédito: o Mistério Nordestino e o Grameen Brasileiro” (Editora FGV) ao presidente Lula após o seu lançamento (Foto/Acervo)
Acesse a recém-lançada versão digital do livro “Microcrédito: o Mistério Nordestino e o Grameen Brasileiro”: https://editora.fgv.br/produto/microcredito-o-misterio-nordestino-e-o-grameen-brasileiro-perfil-e-performance-dos-clientes-do-crediamigo-3823