FGV é o 3º think tank mais importante do mundo e o 4º melhor em políticas sociais

09/02/2021

Em janeiro de 2021 a Universidade da Pensilvânia divulgou o Global Go To Think Tanks Index 2020. A Fundação Getulio Vargas subiu duas posições e agora é o 3ª melhor think tank do mundo e o 4º melhor na categoria “políticas sociais”, conquistando o 1º lugar na América Latina. A FGV é há 5 anos consecutivos o think tank mais bem administrado do planeta e por 12 anos consecutivos, é considerada o melhor think tank da América Latina. A instituição concorreu com mais de 11 mil pares, em um processo de votação que reuniu quase 4 mil especialistas dos cinco continentes, entre acadêmicos, empresários e autoridades públicas. O ranking da Universidade da Pensilvânia é elaborado desde 2006 pelo Think Tanks and Civil Societies Program. 


Por conta da pandemia do Covid-19, este ano não houve a lista com as melhores pesquisas de avaliação de políticas produzidas por um think tank. No ano anterior (2019), a FGV teve 2 destaques entre os melhores estudos mundiais, um deles foi a pesquisa “What Was the Impact of the Crisis on Poverty and Income Distribution?”, realizada pelo FGV Social. O estudo, de autoria do economista Marcelo Neri, revelou o aumento da pobreza e da desigualdade no Brasil nos últimos anos. 


(páginas 188, 192 e 193 do relatório de 2019)


(página 259 do relatório de 2020)

 

Em 2020, a FGV também se destacou em várias outras categorias do ranking. Em dez delas, figura entre os 10 melhores think tanks do planeta, como o 3º melhor centro de estudos regionais; o 6º em melhores pesquisas multidisciplinares; e o 10º em duas categorias: maior impacto em políticas públicas e melhor think tank em desenvolvimento internacional. Ocupou ainda posições diversas em outras 10 categorias do ranking.

O material completo está disponível no site do Global Go To Think Tank Index 2020.