Marcelo Neri realizou palestra no Seminário “10 anos do Simples Nacional: No Caminho da Reforma Tributária” na FGV Rio durante a mesa “O Simples Nacional e a geração de emprego”, com comentários do deputado federal Carlos Melles e da jornalista do jornal “O Globo” Cássia Almeida. O evento, organizado pelo Sebrae Nacional e pela FGV Projetos com apoio do Grupo Globo, reuniu autoridades, especialistas e empresários para debater temas relacionados ao regime de tributação simplificado e ao avanço das micro e pequenas empresas brasileiras.
O painel do qual Neri participou debateu a relação entre os pequenos negócios e a geração de emprego. As micro e pequenas empresas representam mais de 50% dos postos de trabalho no país. Além disso, geraram, nos últimos dez anos, quase 11 milhões de empregos, ao passo que as empresas médias e grandes tiveram uma redução de 779 mil empregos. E mesmo com o enfraquecimento do mercado de trabalho, principalmente a partir de 2015, as empresas de menor porte foram as que menos desempregaram.
A abertura foi conduzida pelo vice-presidente da Fundação Getulio Vargas, Sergio Franklin Quintella, e pelo diretor-presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos. Também participaram do seminário os deputados Jorginho Mello e Luiz Carlos Hauly, os diretores do Sebrae, Heloisa Menezes e Vinicius Lages, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, o economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (IBRE), José Roberto Afonso, e os coordenadores da FGV Projetos Luiz Gustavo Barbosa, Sergio Gustavo da Costa, Sergio Ruy Barbosa e Felipe Schöntag.
Confira a apresentação realizada pelo economista Marcelo Neri