MUDANÇA SOCIAL CARIOCA 2009-2016: O LEGADO PRÉ-OLÍMPICO

Julho/2016

Sobre a pesquisa: 

O termo legado olímpico refere-se em geral à projeção dos ganhos a serem usufruídos pela cidade após a realização do megaevento esportivo. Mas, e no interregno entre o anúncio e a realização do evento, já se percebem inflexões relevantes nas séries sociais do município do Rio de Janeiro? Houve alguma virada olímpica na vida do cidadão carioca? Como a população local foi impactada durante o período de preparação para os Jogos? Como mudou a casa, a escola, o trabalho, o transporte?

O principal objetivo do projeto é medir a evolução das condições de vida da população carioca a partir do anúncio da Rio 2016. Avaliamos áreas diversas como educação, trabalho, habitação, serviços de utilidade pública, transporte, inclusão digital e desenvolvimento social. A abertura inédita dos microdados de pesquisas domiciliares cariocas permite investigar cientificamente evolução dos diversos indicadores de maneira absoluta e relativa vis a vis outras áreas geográficas de controle.

Outro objetivo é dar transparência aos resultados atuando com um ombudsman do impacto social das Olimpíadas no município do Rio de Janeiro. O sítio do projeto oferece dispositivos amigáveis que permitem a cada um cruzar suas informações de interesse e transformá-las em conhecimento próprio e prático.


| Principais Resultados
Resumo
Sumário Executivo
Vídeo 

Slides - Visualização (Animados)Impressão
 
| Dados Interativos

Panorama de Renda
Panorama de Ativos

Simulador de Renda e Pobreza (1992 - 2016) 
Simulador de Renda e Pobreza (1970 - 2010) 

   
| A Pesquisa

Slides Pós Anúncio - Visualização (Animados)Impressão 
Slides Longo Prazo -  Impressão
Estratégia
Vídeo Longo
Entrevista

 
I Impacto de Mídia

|Fale conosco: fgvsocial@fgv.br  / Telefone: (21) 3799-2320 

IThe research in English: www.fgv.br/fgvsocial/rio2016/en