Violência e UPPs: Rendas e Mudanças Sociais nas Favelas - Neri, Marcelo Cortes, BUTELLI, Pedro

Julho/2015

Sobre o paper:

RESUMO

Este artigo avalia a evolução dos territórios com UPP e aqueles com potencial de implantação do programa sob a perspectiva do bem-estar social da população. Realizamos análises de diferenças-em-diferenças através de microdados e mesodados gerados a partir dos dois Censos Demográficos mais recentes disponíveis, os de 2000 e 2010. Maior ênfase é dada aos _efeitos-UPP_ sobre a distribuição de renda domiciliar per capita e seus componentes. Avaliamos também outros indicadores como frequência escolar, cobertura de serviços públicos, posse de ativos privados e imigração. Usamos o Censo 2010 no aspecto transversal para estudar nos detalhes microeconômicos dos domicílios os diferenciais territoriais da violência materializados na morte de jovens e suas correlações com frequência escolar e renda familiar.

Este paper foi publicado em:

Site
NERI, Marcelo C; BUTELLI, Pedro. Violência e UPPs: Rendas e Mudanças Sociais nas Favelas. 2015. FGV Social. Disponível em: <https://cps.fgv.br/violencia-e-upps-rendas-e-mudancas-sociais-nas-favelas