Desigualdade de Renda na Década

Maio/2011

Sobre a pesquisa: 

Acompanhar a desigualdade brasileira até 2001 era um tanto monótono, era como se ela fosse uma constante da natureza. Depois disso, a desigualdade medida pelo índice de Gini, por exemplo, cai entre todas as sucessivas PNADs até 2009. O que aconteceu desde então? Finda a década no sentido gregoriano da palavra, o que podemos dizer da desigualdade e da pobreza nos anos 00s? Chegamos ao mínimo das séries históricas iniciadas em 1960? A renda real das pessoas cresce ao ritmo maior ou menor que o Pib em 2010? Qual foi o impacto da subida da inflação? Nos últimos meses a pobreza voltou ao ritmo de queda de antes da crise internacional? O que pode se esperar?

A pesquisa ainda responde a perguntas como:  para quem a renda teve maior aumento, homens ou mulheres? Analfabetos ou universitários? Pretos, pardos ou brancos? qual grupo teve mais ganhos? Onde a renda cresceu mais, no “sul maravilha” ou no nordeste? No campo ou nas maiores cidades e nestas nas favelas, ou nas periferias? Se controlarmos por todas estas características ao mesmo tempo, qual delas se destaca no avanço da renda?

Ou ainda o que explica a mudança na média e na desigualdade de renda nestes segmentos? Rendas advindas do Estado ou a renda do trabalho? Qual o papel de componentes clássicos do mercado de trabalho como taxas de desemprego e de participação, jornada de trabalho e do chamado bônus demográfico?  como ele se compara com o que denominamos na pesquisa de bônus educacional para explicar as mudanças nos níveis de renda e nas mudanças da desigualdade entre grupos.   

Dispositivos interativos de consulta a bancos de dados serão disponibilizados no site do estudo, onde o internauta pode visualizar os números da renda, pobreza e desigualdade na década, além de textos, vídeos e links.

Vizualização
Impressão
| Texto Principal
| Anexos
| Vídeo: Principais resultados da pesquisa
  | Panoramas
Panorama de Decomposição de Renda – Nacional
Panorama de Decomposição de Renda – Metrópoles
  | Simulador
Simulador de Renda
  | A pesquisa na mídia

Impactos recentes na mídia internacional sobre o tema:
CNN
CNBC
Rede chinesa CCTV

The Economist
NYT

Livros

  • Marcelo Neri e Tereza Campello

    "Este livro é fruto de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e...

Mídia

Vídeos

Textos