Consumidores, Produtores e a Nova Classe Média

Dezembro/2009

Sobre a pesquisa: 

A pesquisa explora a evolução do estoque de diferentes ativos das famílias, embasando uma visão ampla da natureza dos padrões de vida conquistados. Traduzimos a riqueza de dados em termos de classificação de classes econômicas, agrupados sob duas perspectivas: a do consumidor e a do produtor. A primeira identifica o potencial de consumo exercido pelas famílias através do acesso a bens de consumo (TV, Freezer etc), acesso a serviços públicos (Lixo, esgoto), condições de moradia (financiamento, tamanho) e tipo de família. Já na ótica do produtor identificamos o potencial de geração de renda familiar através da inserção produtiva e nível educacional de diferentes membros do domicílio, bem como investimentos em capital físico (previdência pública e privada; uso de tecnologia de informação e comunicação), capital social (sindicatos; estrutura familiar) e capital humano (freqüência dos filhos em escolas públicas e privadas), de forma a captar a sustentabilidade das rendas percebidas.  A comparação destas duas dimensões, consumidores e produtores, permitirá nos termos da fábula de la Fontaine separar os brasileiros em cigarras e formigas. Além disso, a partir do processamento de microdados de 132 países, contrastamos as particularidades do brasileiro em relação ao presente e ao futuro, seu e do país.   Complementarmente, a pesquisa destrincha a evolução dos indicadores sociais baseados em renda domiciliar per capita tradicionalmente gerados pelo CPS, como pobreza, desigualdade (incluindo os sem renda) e as classes econômicas (AB, C, D e E) sintetizando o que aconteceu com o bolso dos brasileiros de famílias de diferentes estratos econômicos. Analisamos os impactos imediatos de diferentes fontes de renda.  

Livros

  • Marcelo Neri

    Este livro discute a classe média brasileira, a sua definição, evolução, perfil, atitudes e durabilidade. Com a metodologia aqui descrita,...

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