Marcelo Neri participa do seminário "Higher Education: Perspectives and International Experiences"

29/09/2015

A EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas organizou, em parceria com a Universidade de Bath (Reino Unido), o Seminário Internacional sobre Educação Superior “Higher Education: Perspectives and International Experiences”. O evento, realizado no dia 17 de setembro, abordou temas como impacto social, regulação, qualidade do ensino superior, demografia, barreiras e ranking global, entre outros.

A abertura do seminário foi conduzida pelo diretor da EPGE, professor Rubens Penha Cysne, pelo professor de Bath, Ian Tonks, além do vice-diretor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, e do professor da FGV, Lindolpho de Carvalho Dias.

“Esse seminário é mais uma das iniciativas da EPGE no sentido de debater publicamente alguns assuntos que são muito importantes, não apenas para o país ou para o Estado, mas para a comunidade, para a família e para cada um de nós. Educação é a política pública mais importante entre todas que conhecemos, pois promove, ao mesmo tempo, o crescimento e o resgate de pessoas da pobreza, além de diminuir a desigualdade”, destacou o professor Rubens.

O seminário contou ainda com a participação de Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais (CPS) da FGV. Para o ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o atual cenário de restrição fiscal enfrentado pelo Brasil demanda um aprimoramento do sistema de avaliação das políticas de ensino para que o país possa aperfeiçoar seus programas e concentrar recursos nos programas educacionais mais bem-sucedidos. O economista acrescentou ainda que a falta de interesse dos jovens é um indicativo da ausência de um sistema de monitoramento eficiente.

"Pesquisa realizada pelo CPS indicou que, dos 62% que afirmaram não estar cursando ensino superior técnico, 86,4% justificaram falta de interesse, contra apenas 5,4% que apontaram falta de oferta e 4,2% que indicaram restrições financeiras. No ensino secundário, técnico ou geral, a tendência é a mesma. Isso indica que não estamos sabendo como atrair essas pessoas para as salas de aula”, explicou Neri.

O seminário contou ainda com a participação do diretor da CAPES, Marcio de Castro Silva Filho; dos professores Rajani Naidoo, Margaret Greenwood e Jurgen Enders, da Universidade de Bath; Cecília Machado, da EPGE; Raquel Guimarães, da UFPR; do membro da Diretoria de Avaliação Técnica do INEP, Renato Augusto Santos; e da CEO da Eleva Educação, Maria Eduarda Falcão. Os diretores, do Instituto Vale, Sandoval Carneiro; do IETS, Simon Schwartzman; e da FGV, Antonio Freitas, também estiveram presentes como moderadores das mesas.

Slides