FGV Social realiza palestra em evento sobre Cooperativismo de Crédito

06/10/2017
Foto - FGV Social realiza palestra em evento sobre Cooperativismo de Crédito

Marcelo Neri, diretor do FGV Social, realizou a palestra “O Perfil Socioeconômico da População Fluminense e as Tendências de sua Evolução nos Próximos Anos” durante da mesa de encerramento da Conferência das Lideranças do Cooperativismo de Crédito - CLICC Rio 2020 no Centro de Convenções da Bolsa do Rio de Janeiro. Peter Poschen, Diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, foi o moderador da mesa que teve dois debatedores.

Neri traçou o perfil socioeconômico do estado e do município do Rio, passando pelo microcrédito, evolução das classes sociais nos últimos anos, trabalho e renda, transição demográfica, além da análise de dados com zooms locais em bairros e regiões do município.

Pesquisas com dados subjetivos também foram apresentados por Neri, mostrando altas expectativas de satisfação individual com a vida cinco anos à frente, o mais alto de todos os mais de 150 países pesquisados em todos os anos.  Segundo Neri, atuar com atividades de crédito em um país em que as pessoas dão uma nota tão alta para a sua vida futura, traz desafios.  

Ao mesmo tempo baixa percepção da população sobre a média nacional futura ilustra a importância de atividades coletivas, como o cooperativismo de crédito. Foram também abordadas evidencias sobre as particularidades locais da psicologia do morador do Rio de Janeiro.  Cariocas se sentem menos parte da comunidade e confiam pouco nas pessoas do que os vizinhos de SP (-6,49%): “Esses são pontos importantes já que vocês fazem uma atividade voltado ao trabalho e a confiança entre pessoas, que é algo que falta no Rio de Janeiro. Trabalhar nessa área no Rio é difícil e meritórial”, disse Neri.  

O encontro - organizado pelas cooperativas de crédito Siccob, Unicred e Sicred e também pelo Carlos Alberto Santos do Cosinergia, apresentou e discutiu a evolução da sociedade e economia do Rio de Janeiro nos próximos anos e os seus impactos no cooperativismo financeiro. A conferência teve como objetivo ampliar o conhecimento das lideranças cooperativistas acerca do ambiente socioeconômico regional e das principais tendências tecnológicas, demográficas e regulatórias – contribuindo para o fortalecimento e expansão das cooperativas de crédito fluminenses.

Confira abaixo os slides da apresentação e o vídeo da palestra

Slides
(Clique nas setas <-- --> para avançar a animação)
Para acessar os slides via celular ou tablet Clique Aqui

Acesse o PDF dos slides (com extras) em:
 http://www.cps.fgv.br/cps/bd/docs/Neri_FGV_Social_CLICC_RJ.pdf 


Vídeo da palestra

 

 

Confirma o Mapa dos Cooperativados Unicred, Sicoob e Sicredi 
em http://cps.fgv.br/coop-de-cred 

 

Curta nossa página no Facebook