FGV Social faz palestra de abertura sobre a obra de Langoni em seminário sobre Educação

25/09/2017
Foto-Seminário-Educação-Ensino-Infantil-Ensino-Médio-Rubens-Langoni-e-Neri-FGV-Social

Marcelo Neri, diretor do FGV Social, foi o palestrante da mesa “45 anos do debate sobre capital humano e desenvolvimento no Brasil” em homenagem a obra seminal de Carlos Langoni. O trabalho é um clássico da literatura econômica e enfatiza o papel desempenhado pela desigualdade de educação na explicação da distribuição de renda brasileira. A tese de Langoni foi objeto de debate na primeira metade dos anos 70 e antecipou os principais resultados do campo de pesquisas realizadas nos dias de hoje. “Além da obra do Langoni ser fundamental; ela é também particularmente interessante pelo debate em torno dela. Na área de desigualdade de renda o maior debate já ocorrido no Brasil sobre esse tema teve o Langoni como um dos protagonistas”, disse Neri.

Durante a palestra Neri resgatou os principais elementos do trabalho do Langoni em dados mais atuais: “Fiz uma analogia utilizando as métricas e as metodologias do Langoni. Vocês perceberão que elas continuam atuais, mesmo com a gente celebrando 45 anos do 1º artigo. O Langoni estudou o aumento da desigualdade nos anos 60 durante a época do milagre econômico. Estudamos aqui a imagem espelhada do mesmo movimento, quando entre 1996 e 2014, a desigualdade retrocedeu. Testamos se as causas, em particular o retorno da educação desempenharam papel similar também neste caso. Testamos os impactos de erros de medida e variáveis omitidas como a educação dos pais, e encontramos semelhanças e diferenças entre os dois períodos.

A mesa teve como coordenador Rubens Penha Cysne - Diretor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE/FGV) e como comentarista o próprio homenageado, Carlos Langoni, que foi presidente do Banco Central do Brasil e atualmente é o diretor do Centro de Economia Mundial da FGV.

O FGV Social já organizou em conjunto com a EPGE em 2005 outra homenagem a obra de Langoni. Nesta ocasião Langoni foi homenageado com o lançamento da 3ª edição do seu livro “Distribuição da Renda e Desenvolvimento Econômico do Brasil" editado por Marcelo Neri. O seminário, organizado pelo FGV Social, reuniu mais de 400 pessoas, entre acadêmicos, gestores públicos, universitários e professores. Eric Hanushek, um dos maiores especialistas internacionais em qualidade da educação proferiu a palestra magna no evento. Também em 2005, o FGV Social realizou o seminário “Educação da primeira infância”, desta vez tendo como palestrante principal - James Heckman, Nobel de Economia, cujos trabalhos demonstram os altos retornos da pré-escola (Heckman recebeu a notícia do seu Nobel durante um seminário do FGV Social em 2000 no Rio). 

Neste último seminário organizado pela EPGE e pelo CEIPE “Educação básica no Brasil: Desafios e possibilidades dos ensinos infantil e médio” que teve na sua abertura esta homenagem ao Langoni discutiu, com especialistas, estratégias e políticas para a melhoria do acesso, da equidade e da qualidade do sistema educacional brasileiro. O encontro também expôs e analisou experiências internacionais que subsidiaram a formulação de políticas públicas nacionais nas etapas da educação básica.

 Slides da Apresentação
(Clique nas setas <-- --> para avançar a animação)
Para acessar os slides via celular ou tablet Clique Aqui

Acesse o PDF dos slides em: 
http://www.cps.fgv.br/cps/bd/docs/Seminario-Educacao-Basica-no-Brasil-Marcelo-Neri-FGV-Social.pdf 

 

Vídeo da Palestra 


 

Curta nossa página no Facebook