Diretor do FGV Social realiza palestras em Harvard e Columbia

06/01/2016

Diretor do FGV Social, Marcelo Neri realizou palestras na Universidade de Harvard, no dia 19 de abril, e na Universidade Columbia, no último dia 21, e ministrou aula para ministros da Fazenda de mais de 10 países, como Turquia, Tailândia, Guiné Bissau, Etiópia, Cabo Verde, Butão, entre outros, nos Estados Unidos.

Na Universidade de Columbia, a palestra foi promovida pela School of International and Public Affairs e pela a Columbia Global Centers do Rio de Janeiro e serviu de base para capítulo do livro que está sendo escrito por Neri sobre programas de transferência de renda condicionadas (CCTs).

A apresentação em Columbia, intitulada “A Next Generation of Conditional Cash Transfers?”, traçou um panorama dos impactos de programas de CCTs no Brasil e na América Latina. Na ocasião, Neri falou sobre as lições aprendidas de experiências federais brasileiras, como o “Bolsa Família” e o “Bolsa Escola”, e sobre programas subnacionais, como o “Família Carioca” e o “Renda Melhor”, desenvolvidos pelo FGV Social para o município e o estado do Rio, respectivamente. O ponto-chave foi elencar os ingredientes desejados e os indesejados numa próxima geração de programas CCTs.

Em Harvard, além de ministrar aula e atuar como coach na área de Saúde para ministros da Fazenda, Neri também proferiu palestra sobre a evolução social brasileira na Harvard T.H. Chan School of Public Health. Confira a apresentação completa em http://cps.fgv.br/Harvard_2016